BPCNotícias

Quer MANTER o BPC? Veja como atualizar ou criar registro no CadÚnico para receber o benefício!

O BPC é um benefício assistencial que necessita de constante manutenção para continuar sendo pago.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um importante apoio financeiro fornecido pelo governo brasileiro a idosos e pessoas com deficiência que não possuem meios de se sustentar.

Para ter acesso a este benefício, é essencial estar inscrito e manter atualizado o Cadastro Único (CadÚnico), um registro utilizado para identificar famílias de baixa renda e garantir que recebam os benefícios sociais a que têm direito.

Confira abaixo quais as regras de manutenção do BPC, como criar uma conta no CadÚnico e a importância de manter os dados atualizados.

Se você quer manter seu BPC em dia, saiba como atualizar ou criar cadastro no CadÚnico.
Se você quer manter seu BPC em dia, saiba como atualizar ou criar cadastro no CadÚnico. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / beneficiodoidoso.com.br

Quais as regras de manutenção do BPC?

O BPC é garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e proporciona um salário mínimo mensal a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que a condição cause impedimentos de longo prazo.

Para receber esse benefício, a renda per capita da família deve ser igual ou inferior a ¼ do salário mínimo, que dá algo em torno de R$ 353 atualmente. Além disso, a pessoa com deficiência deve passar por avaliações médica e social no INSS.

Qual a importância do CadÚnico para o BPC?

Frente a isso, o cadastro no CadÚnico é obrigatório para o requerente e todos os membros da família, sendo uma condição essencial para a concessão do BPC.

Por essa razão, manter o CadÚnico atualizado é um dos principais passos para garantir a continuidade do benefício. As informações no cadastro devem estar de acordo com a situação atual da família, incluindo endereço, composição familiar e renda.

A atualização deve ser feita sempre que houver mudanças significativas (como mudança de endereço, morte ou nascimento de pessoas na família, novo emprego ou demissão) ou, no máximo, a cada dois anos.

A falta de atualização pode levar à suspensão do BPC, prejudicando o acesso ao benefício, pois o governo não saberá se a pessoa realmente precisa do pagamento.

INSS parou de pagar seu BPC? Veja o que fazer: BPC Bloqueado? O que fazer para REVERTER a situação e garantir seu benefício!

Como fazer conta no Cadastro Único?

Para se inscrever no CadÚnico, o responsável familiar deve procurar um posto de atendimento na sua cidade, como um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O processo de inscrição é gratuito e deve ser feito pessoalmente, onde o responsável fornecerá informações detalhadas sobre todos os membros da família. A seguir, confira o passo a passo para realizar o cadastro:

  1. Localize o CRAS mais próximo: Utilize o aplicativo do CadÚnico ou acesse o site do governo para encontrar o posto de atendimento mais próximo;
  2. Reúna os documentos necessários: Certifique-se de que você tem todos os documentos requeridos para todos os membros da família;
  3. Compareça ao posto de atendimento: Vá ao CRAS ou posto de atendimento designado com os documentos;
  4. Forneça as informações necessárias: O responsável familiar deve fornecer informações detalhadas sobre a situação da família, incluindo renda, composição e condições de moradia.

Quais documentos preciso para fazer conta no CadÚnico?

  • Responsável familiar:
    • CPF ou título de eleitor
    • Documento de identificação com foto (RG ou carteira de trabalho)
    • Comprovante de residência
  • Demais membros da família:
    • CPF
    • Certidão de nascimento ou casamento
    • Carteira de identidade
    • Carteira de trabalho
    • Título de eleitor

Confira todo o processo para receber o BPC: Saiba COMO dar entrada no BPC/LOAS: documentos, procedimentos, regras e MAIS!

Como atualizar o Cadastro Único?

A atualização do CadÚnico é essencial para manter a elegibilidade e o recebimento contínuo dos benefícios sociais. Existem duas maneiras de atualizar o cadastro: pessoalmente ou pela internet.

Atualizando o cadastro pessoalmente

Para atualizar o CadÚnico pessoalmente, o responsável familiar deve ir até um CRAS ou posto de atendimento do CadÚnico.

É necessário levar os documentos de todos os membros da família e informar as mudanças ocorridas, como alteração de endereço, composição familiar ou renda.

Como fazer a atualização do Cadastro Único pela internet?

A atualização pela internet pode ser feita pelo aplicativo Cadastro Único. O passo a passo é o seguinte:

  1. Baixe o aplicativo Cadastro Único: Disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS.
  2. Faça login com o Gov.br: Utilize suas credenciais do Gov.br para acessar o aplicativo.
  3. Selecione ‘Atualização Cadastral por Confirmação’: Na tela principal, clique nesta opção.
  4. Verifique o status do seu cadastro: Um banner indicará se o cadastro está atualizado (verde), prestes a vencer (amarelo) ou desatualizado (vermelho).
  5. Atualize as informações necessárias: Se o cadastro estiver desatualizado, siga as instruções para atualizar os dados. Caso as informações tenham mudado significativamente, será necessário comparecer a um posto de atendimento para finalizar a atualização.

Manter o CadÚnico atualizado é obrigatório para continuar recebendo o BPC e outros benefícios sociais. A atualização regular evita a suspensão dos benefícios e garante que a família continue a ser atendida adequadamente pelos programas sociais do governo.

Ainda com dúvidas? Veja mais sobre Como Atualizar o CadÚnico para Não Perder Benefícios Sociais? Passo a Passo para Idosos!

Nicole Ribeiro

Formada em Letras - Português pela Universidade do Estado de Minas Gerais, redatora freelancer e revisora de artigos e textos acadêmicos. Apaixonada por gatos e pelo conhecimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo